5 dicas para ter um bar de sucesso.

Redação: Agosto 2019.

 

Agenor Dias, ou “Kyko”, é o empreendedor por trás do

tradicional bar Charles Edward, negócio que está completando 24 anos de vida em um setor saturado. POR RENNAN A. JULIO.





CHARLES EDWARD, BAR QUE COMPLETA 24 ANOS EM 2019 (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Uma das primeiras medidas que tomou foi documentar e padronizar todos os contratos da casa e comissionar os garçons. “Tem que ficar na legalidade. É uma economia burra tentar burlar a lei. Além disso, queria que todo mundo se motivasse a trabalhar mais. Falava que com a comissão os garçons se tornavam ‘miniacionistas’ do nosso estabelecimento”, diz.


Outra ação tomada foi fidelizar seus clientes com descontos nas garrafas de uísque e trabalhar para deixar o ambiente mais alegre, com um visual “mais simpático”. “Combinei com meu sócio que iria arriscar uma quinta-feira por semana, transformando o ambiente do

bar em algo mais festivo, um bar com cara de balada.” Kyko conta que em pouco tempo a quinta-feira se tornou o dia de maior lotação da casa, recebendo até 500 pessoas por noite.

Um bar velho de alma nova E o bar só cresceu: consolidou-se como um dos primeiros ‘clubes do uísque’ da capital paulista, funciona como casa de shows e é considerado referência para encontros entre o público mais velho.


São cerca de dez mil clientes por mês no Charles Edward, consumindo aproximadamente 260 garrafas de uísque. Já com a sua cara, Kyko decidiu comprar todas as ações do Charles Edward oito anos atrás. Hoje comanda ao lado de seu filho, Gabriel Veiga, que é quem arrisca às quintas-feiras no bar, realizando eventos voltados para um público mais jovem que o de costume. Sua outra filha, Fernanda Veiga, chef de cozinha, assina o cardápio da casa. “Tem que estar aberto a outras tendências. Eu considero o Charles um bar velho de alma nova”, afirma. Pensando naqueles que estão começando a empreender nesta área, Kyko acredita que não existe segredo para se sair bem no setor: “é acreditar no seu sonho e ser persistente”. Por isso, lista uma série de recomendações e dicas. Confira abaixo:


1. Escute sua equipe


Um dos principais pontos de Kyko é que o empreendedor do setor

de bares e restaurantes deve escutar sua equipe. “Eles estão todos

os dias com os seus clientes. Sabem muito bem o que faz sucesso

e o que deve ser melhorado. Tem que estar muito ligado com seus

funcionários.”


2. Trabalhe dentro da legalidade


Na visão do empreendedor, outro ponto essencial para o sucesso

do Charles Edward foi legalizar todos os processos do seu

estabelecimento. “É uma economia burra. Depois toma um

processo gigantesco e tem que pagar uma grana enorme.

Simplesmente não vale a pena”, afirma.


3. Tenha persistência


Outro fator que Kyko julga necessário é ter persistência. Por muitas

vezes o empreendedor esteve em desacordo com o seu sócio, mas

mesmo assim persistiu. “Tem que acreditar nos seus sonhos e

correr atrás disso. Se você acha que vai dar certo, tente fazer isso

acontecer.”


4. Crie vínculos

“Meu sócio odiava quando eu distribuía de graça garrafas de

uísque para os meus antigos amigos da bolsa. Mas eu sabia que

aquela atitude criaria um vínculo com esse cliente, que

normalmente gasta muito”, afirma Kyko. Essa e outras atitudes

como dar chope de graça para quem espera na fila do bar fizeram

o Charles se destacar em meio a outros bares e restaurantes,

conta o empreendedor.


5. Inove


“Nós somos um bar velho de alma nova”, diz Kyko. Se no fim dos

anos 1990 o empreendedor lutava por quintas-feiras diferentes no

Charles Edward, hoje ele disponibiliza essa mesma opção para o

seu filho inovar dentro de um dos nomes mais tradicionais de São

Paulo. “São pequenas ações que vão gerando uma vida longa para

o seu negócio”, diz. Além disso, o empreendedor afirma que para

manter o sucesso, a renovação é um fator chave: acabou de

instalar um sistema que informa a quantidade de pessoas no

estabelecimento, o que os clientes estão pedindo e quanto

gastaram.

“Assim nós descobrimos as preferências das pessoas

que frequentam o meu bar e podemos atender ainda melhor.”


Obrigado pela leitura e até a próxima!


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J.R. Consultoria

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